quarta-feira, 5 de março de 2014

Plantando Flamboyant - Planting Flamboyant

 Tronco da Flamboyant com a visualização de vagens da árvore
(onde ficam as sementes)
Flores de Flamboyant

A Flamboyant ( Delenix Regia) também é conhecida como flor-do-paraíso e pau-rosa. Essa árvore é nativa de Madagáscar e da África tropical.
A Flamboyant no quesito ameaça de extinção é considerada vulnerável, ou seja, estando a sofrer um risco elevado de extinção na natureza.Essa árvore pode conter a floração: coral, vermelho e amarelo.

Como Plantar:

Antes de começarmos, devemos saber que a semente de Flamboyant possui dormência (!?), ou seja, ela bloqueia a germinação. Para quebramos essa dormência podemos escarificar a semente onde há um buraquinho ( vai ser onde começará a insurgir a raiz da planta) ou jogar em água fervente por 5 minutos. Há pessoas que preferem fazer ambos procedimentos, no entanto, eu prefiro fazer somente a escarificação. A quebra de dormência fica a seu critério :]

Semente normal
Semente sujeitada a escarificação
Escarifique a semente onde está localizado um pequeno buraco ou um cabinho ( na minha foto é de cabinho :]), pois vai ser por lá que a raiz vai sair. Muito cuidado com a escarificação, pois caso haja a decapitação da parte do embrião que é responsável pelo surgimento das raízes, sua semente será inútil ( vai nascer folhas, porém sem raízes. A pequena planta morre).

Depois do processo da escarificação bem feita, chegou a hora de plantar. Coloque a semente deitada, mas incline um pouco o lado escarificado ao sentido do fundo do vaso. Só um pouco. Logo depois cubra a semente inteira com a quantidade de terra equivalente a sua altura deitada. É bom imitar o processo natural de germinação.

Há, é bom que você coloque essa semente em uma sementeira ( potinhos de Iogurte, caixas de ovo, garrafas pet), pois é mais fácil controlar o ambiente de germinação.

Fiz a plantação dessa semente e de várias outras. Plantei no dia 21/02/2014, começou a dar as caras em 27/02/2014 e se desenvolveu completamente em 06/03/2014.



Dicas Importantes:
  •           Não use só adubo no processo de germinação dessa planta. Ela não vai germinar.
    • Para o maior aceleramento do processo de germinação, tampe o potinho com um saco plástico ( pode ser o de mercado) e deixe ao sol. Esse processo vai atuar como uma estufa. Quando a germinação estiver visível, retire o saco plástico e não deixe a planta ao sol direto( ela é bebê ainda, não aguenta), coloque perto de uma janela que faça sol (fraco) somente em uma parte do dia.

    • Os seu vasos (potes) têm que ter furinhos, isso faz com que a humidade não se acumule e gere fungos.
    • Não encharque as sementes de água. Apodrece as raízes e gera fungos nas sementes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário